quinta-feira, 26 de novembro de 2009

[...]Mais nos deram espelhos e vimos um mundo doente


estive pensando em como o mundo parece estar as avessas...

me entristece muito a inversão de valores que é a imperativa maior nos dias atuais...

o dinheiro e suas persuasões, seus conflitos, suas guerras, suas mentiras...

me doe ver que o mundo em que vivemos caminha rumo ao destino cruelmente escravatório e assustador, uma realidade triste.

não é que eu possa prever o futuro. obvio que não, eu já disse aqui antes que sou humana também, uma mera mortal, frágil e errante.

mais dizem que é pelo que se vive hoje que se pode ou não esperar algo de um amanhã.

temos um hoje doente, um caos instalado nas entranhas do mundo, no mais profundo da mente das pessoas.

como se pode esperar que tenhamos um futuro, se são nossas crianças o futuro, e o que fazemos por elas, é expor cada vez mas precocemente a banalidade dos nossos dias de perfeccionismo, pornografia, e consumismo constantes?

mergulho em um profundo desespero quando penso nisso...

Crianças aprendem a "arte de consumir" sem freios ou receios desde tão cedo. um novo brinquedo é alvo de desejos intensos, que logo se apagam após a primeira semana de uso, e logo surge o novo “desejado”.

lançamos modas, são roupas sapatos, bolsas, cortes de cabelo acessórios e todos esses afins, e quanto tempo dura tudo isso? não mais que uma estação.

e o que faremos com tanto lixo? ah deixemos que o lixeiro se encarregue. sim ele se encarrega de deixá-lo em algum lixão superpoluente em algum lugar por ai.

e os adolescentes?

meu Deus, e os adolescentes? são só crianças grandes que se empurramos a uma futuro tão vil; beber, fumar, transar, segundo eles o quando antes melhor. E eles cressem sem personalidades, empuxados por um fluxo que nem mesmo conhecem, vão de um lado a outro seguindo as tendências culturais do momento.

não quero encher a minha página de um mente de acusações sem que eu possa propor uma solução. :S

e não há outra solução a não ser a educação que os oferecemos.

não falo em educação acadêmica, não, falo da quilo que os ensinamos em casa...

a Biblía nos ensina em Provérbios Cap22, Ver6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

em fim, é uma coisa tão gritante que até eu, aos 18 anos posso ver onde estamos errando, não quero me prolongar com isso também.

é só um desabafo, um grito contido, uma agonia escancarada, e um temor pelo futuro dos meus filhos, e meus netos...

precisamos entender...

é ser, e não ter.
é agir, e não pensar.
é proteger, e não expor.
é levantar, e não empurar mais fundo.
é ir junto, e não mandá-los ir.
é realizar e não apenas sonhar.

EU ACRETIDO EM UM MUNDO MELHOR.

utopia ou não, eu procuro fazer a minha parte.


.

4 comentários:

  1. Uma reflexão realmente verdadeira e linda Gisele, mas que a maioria das pessoas ignora ou tenta tapar o sol com a peneira,que a juventude esta consumista e banal, como serão os filhos destes então? a educação é a unica coisa que pode salvar mas algo temque ser feito enquanto ainda existe inteligencia no mundo

    ResponderExcluir
  2. não acho Rafa que corremos o risco de acabarmos com a "inteligencia" no mundo... só acho que não será a prioridade, o medo que tenho é de u mundo promiscuo, sem limites, sem regras... em fim banal.

    ResponderExcluir
  3. (...) E tudo pesa de tal forma em meu espírito, que a Terra, essa estrutura admiravel, me parece um promontorio esteril; esse maravilhoso dossel que nos envolve, o ar, olhem só, o esplêndido firmamento sobre nós, majestado teto incrutado com chispas de fogo dourado, Ah, pra mim é apenas uma aglomeração de vapores fétidos, pestilento. Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Que capacidade infinita! Como é preciso e bem-feito em forma e movimento! Um anjo na ação! Um deus no entendimento, paradigma dos animais, maravilha do mundo. Contudo, pra mim, é apenas a quintessência do pó. O homem não me satisfaz; não. (...)

    Hamlet - Shakespeare
    (tô lendo, e depois você vai ler também, é genial!)

    ResponderExcluir
  4. O futuro não é mais como era antigamente.
    E a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes...(ou cerveja?)...//

    ResponderExcluir